quarta-feira, 5 de julho de 2017

Lombinho de porco com bulgur

A Maggi enviou-nos um conjunto de produtos para experimentar e aquele que mais rapidamente nos trouxe memórias foi a sopa de rabo de boi! Nos tempos em que as manas Marmita moravam juntas para estudar, fora de casa dos pais, a comida era à base de grelhados e coisas simples, rápidas para logo voltarmos a estudar ou a sair. Mas havia uma receita que começámos a fazer que vinha de um folheto do Pingo Doce (umas receitas em fichas, quem se lembra??! - sim, já somos um pouco antigas), de lombo de porco com sopa de rabo de boi. O que nos ríamos com o nome e o que nos ríamos quando fazíamos "A Marinada"! Preparar a refeição com horas de antecedência era só para dias especiais! Pois bem, foi essa a inspiração, aqui adaptada para lombinho de porco, que hoje em dia prefiro, e com bulgur, o acompanhamento mais rápido de sempre e já aqui várias vezes aclamado no blog.



A receita...

Lombinhos de porco com bulgur
(2-3 porções)

1 lombinho de porco pequeno
1/2 pacote de sopa de rabo de boi (usei Maggi)
vinho branco q.b.
1/2 embalagem de natas
200 ml de leite (usei magro)
azeite q.b.
água
sálvia (opcional)

Bulgur
caldo de legumes

Colocar a carne num tabuleiro e barrar com a sopa de rabo de boi e vinho, deixar marinar durante pelo menos 2 horas. 
Colocar azeite num tacho, retirar a carne deixando a marinada, juntar depois a marinada e deitar um pouco mais de vinho. Colocar depois o leite, deixando cozinhar lentamente. Depois de carne quase cozinhada, acrescentar as natas e cozinhar por pouco mais tempo, rectificar de sal. Cortar em medalhões ou fatias.
Para o bulgur, colocar 1 chávena com 1 1/2 chávena de água, meio caldo de legumes e deixar cozinhar durante cerca de 7 minutos, retirar do lume antes de completamente cozinhado e soltar os grãos.
Servir com ervas aromáticas.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...