sábado, 23 de julho de 2016

Dia dos Avós e memórias à mesa

Na semana passada, a convite do Lidl, estivemos num encontro de gerações que pretendia assinalar a proximidade do Dia dos Avós, que se comemora esta 3ª feira, dia 26 - em Portugal e no Brasil. E quantas das memórias que temos dos avós não envolvem comidas e sabores e cheiros? Recordei-me de como - e acho que já falei disso por aqui - as primeiras coisas que cozinhei eram pudins Flan mandarim para levar para os meus avós quando ficávamos a dormir em casa deles, e o meu avô comia sempre com gosto, não sei se por ser de boa boca, se por carinho. Tenho muita pena de já não lhe poder perguntar. 

E é mais do que adequado que o dia se assinale no Verão, porque as férias (escolares e as de trabalho) são também tempo de estar com os avós, ou de os avós ficarem com os netos. Gelados, guloseimas, mas também aqueles bons pratos que ajudam a criançada a crescer e a retemperar energias. Ainda agora, que as férias são cada vez mais curtas - e uma das razões para o lamentar é não poder estar mais com a avó que me resta - e em que já estou crescida, estou mais do que certa de que na minha visita me esperará o meu sumo preferido, o meu bolo favorito, o meu prato predilecto. E que me mandará alguma coisa que só se vende na terra mas também coisas que comprou no hipermercado e que há em todo o lado mas que quer garantir que não me faltam em casa.

Este livro que acaba de ser lançado parece-nos uma excelente proposta para a família.

Quatro Gerações à Mesa, de Joana Andrade Nunes - Wook

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...