sexta-feira, 27 de junho de 2014

Pão de alfarroba e sementes de girassol

Comprei a máquina do pão em 2007. Na manhã prevista para o início da promoção, lá fui eu ao LIDL com encomendas. Saí de lá com 3 máquinas: uma para minha casa, outra para a minha mãe, outra para uma amiga. A mala do Anamobile não levava duas, quanto mais três! Durante uns três anos, usei muito a máquina, mas quando mudei de casa deixei de ter espaço no congelador para congelar pão, além de ter pão mais barato perto de casa. Por isso, a máquina do pão foi ficando de lado e só de vez em quando sai da sua prateleira para fazer pão. Pela primeira vez usei-a também para fazer um doce que aproveitasse as laranjas vindas das últimas férias no Algarve (receita para outra altura). A alfarroba, ingrediente também algarvio, vem em pacotinhos, mas para relembrar a terra do Sul e do Sol vale tudo. O pequeno-almoço é uma refeição cuja importância não é - nunca é - demais sublinhar, um dos objectivos do Compal Breakfast Week, que termina este Domingo dia 29, se propunha, além de pretender relançar o hábito de tomar esta refeição fora de casa. Nem sempre nem nunca.

Pão de alfarroba
(para 1kg)
400 ml de água 
400 gr farinha de trigo tipo 55
70gr de farinha de alfarroba
3 colheres de sopa açúcar branco
1 colher de chá de sal fino
2 colheres de sopa de sementes de girassol
fermento (usei 1 colher de sobremesa de fermento químico)

Colocar os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão pela ordem indicada. Programar para pão normal, 1 kg.

3 comentários:

Lia Lemon and Vanilla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lia Lemon and Vanilla disse...

Bom dia Ana,
Pois já eu ao contrário, abuso tanto da minha MFP para amassar tudo e mais alguma coisa, que a desgraçada já apresenta sintomas de cansaço e ameaça reformar-se brevemente.
Bom, quanto a este pão, claro que levo a receita comigo, pois adoro alfarroba e o aspecto do teu pão.
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.

Tertúlia da Susy disse...

Adoro alfarroba em bolos mas nunca fiz pão, vou guardar esta receita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...